Quem quer ser professor/a? Contribuições de um estudo com licenciandos da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2014.12352Palabras clave:
profissão docente, opção pela licenciatura, formação de professoresResumen
Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada no Mestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características de seu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício do magistério e sua pretensão quanto a exercer a Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma investigação realizada noMestrado em Educação com alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação deProfessores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): as características deseu perfil, as motivações para o seu ingresso em cursos de formação para o exercício domagistério e sua pretensão quanto a exercer a profissão docente. Foram convidados aparticipar da pesquisa os estudantes inscritos em períodos específicos, com a intenção deabranger alunos ingressantes, de meio de curso e concluintes de cada um dos cursos dainstituição. Paulo Freire, António Nóvoa, Maurice Tardif, Bernardete Gatti e Elba de SáBarreto são alguns dos autores que embasaram nossa investigação. Nessa pesquisaexploratória, de caráter quali-quantitativo, utilizamos questionários como instrumento decoleta de dados. Ao todo, 450 licenciandos participaram no estudo. A partir do que foiconhecido, das análises e reflexões construídas, buscamos contribuir para que a FFP/UERJtenha novos subsídios para embasamento do processo de construção de seu Projeto Político-Pedagógico, possibilitando aprimorar seus objetivos e suas metas, o que nos parece relevanteno sentido de favorecer a reflexão e as ações propositivas no campo da formação inicial deprofessores e professoras na instituição
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