Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Autori

  • Alexandre Ferreira de Assumpção Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Parole chiave:

Meio ambiente, Tutela jurídica da biodiversidade, Desconsideração da personalidade jurídica, Lei nº 9.605

Abstract

Estuda-se a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, associada à tutela do meio ambiente, como importante instrumento jurídico de proteção da biodiversidade e garantia de efetivação dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da defesa do meio ambiente, eis que permite ao juiz afastar a limitação da responsabilidade dos sócios para imputar-lhes os efeitos do dano ambiental. Analisa-se o artigo 4º da Lei nº 9.605/98, a influência da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) na formulação do dispositivo da lei ambiental e sua interpretação à luz dos pressupostos doutrinários da disregard, inclusive o critério adotado pela jurisprudência para a aplicação da desconsideração no direito pátrio, a partir de célebre julgado do STJ. 

Biografia autore

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Titular de Direito Comercial da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ.

Pubblicato

2008-01-01

Come citare

de Assumpção Alves, A. F. (2008). Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais. Revista Semestral De Direito Empresarial, 2(2), 3–25. Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/75288

Fascicolo

Sezione

Artigos
Loading...