Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Autores/as

  • Alexandre Ferreira de Assumpção Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palabras clave:

Meio ambiente, Tutela jurídica da biodiversidade, Desconsideração da personalidade jurídica, Lei nº 9.605

Resumen

Estuda-se a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, associada à tutela do meio ambiente, como importante instrumento jurídico de proteção da biodiversidade e garantia de efetivação dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da defesa do meio ambiente, eis que permite ao juiz afastar a limitação da responsabilidade dos sócios para imputar-lhes os efeitos do dano ambiental. Analisa-se o artigo 4º da Lei nº 9.605/98, a influência da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) na formulação do dispositivo da lei ambiental e sua interpretação à luz dos pressupostos doutrinários da disregard, inclusive o critério adotado pela jurisprudência para a aplicação da desconsideração no direito pátrio, a partir de célebre julgado do STJ. 

Biografía del autor/a

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Titular de Direito Comercial da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ.

Publicado

2008-01-01

Cómo citar

de Assumpção Alves, A. F. (2008). Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais. Revista Semestral De Direito Empresarial, 2(2), 3–25. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/75288

Número

Sección

Artigos
Loading...