Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais

Συγγραφείς

  • Alexandre Ferreira de Assumpção Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Λέξεις-κλειδιά:

Meio ambiente, Tutela jurídica da biodiversidade, Desconsideração da personalidade jurídica, Lei nº 9.605

Περίληψη

Estuda-se a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, associada à tutela do meio ambiente, como importante instrumento jurídico de proteção da biodiversidade e garantia de efetivação dos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da defesa do meio ambiente, eis que permite ao juiz afastar a limitação da responsabilidade dos sócios para imputar-lhes os efeitos do dano ambiental. Analisa-se o artigo 4º da Lei nº 9.605/98, a influência da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) na formulação do dispositivo da lei ambiental e sua interpretação à luz dos pressupostos doutrinários da disregard, inclusive o critério adotado pela jurisprudência para a aplicação da desconsideração no direito pátrio, a partir de célebre julgado do STJ. 

Βιογραφικό Συγγραφέα

Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Titular de Direito Comercial da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ.

Δημοσιευμένα

2008-01-01

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

de Assumpção Alves, A. F. (2008). Desconsideração da personalidade jurídica como instrumento jurídico de efetivação da reparação por danos ambientais. Revista Semestral De Direito Empresarial, 2(2), 3–25. ανακτήθηκε από https://www.e-publicacoes.uerj.br/rsde/article/view/75288

Τεύχος

Ενότητα

Artigos

Τα περισσότερο διαβασμένα άρθρα του ίδιου συγγραφέα(s)

Loading...