AVALIAÇÃO INTEGRADA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUANDU: PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS, ECOTOXICOLÓGICOS E ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.95565Resumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Guandu (BHRG), localizada no Estado do Rio de Janeiro, é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 11 milhões de habitantes, sendo essencial para o abastecimento de água da Região. No entanto, a BHRG sofre sérios impactos ambientais devido à expansão urbana desordenada, ausência de saneamento básico adequado e descarte irregular de efluentes não tratados. Este estudo avalia a qualidade da água por meio do índice de qualidade de água (IQA) de amostras de água da BHRG. As coletas foram realizadas mensalmente em cinco pontos distintos da BHRG, entre janeiro e dezembro de 2023. Complementarmente, IQA nos pontos amostrados foram estimados por meio das metodologias IQA-NSF e IQA-CETESB, associadas a ensaios ecotoxicológicos com os organismos Raphidocelis subcapitata e Vibrio fischeri. Os resultados revelaram valores de IQA mensais variando entre 22 e 54, classificando grande parte dos pontos como "ruim" ou "muito ruim", com destaque negativo para os rios dos Poços e Queimados. Os ensaios ecotoxicológicos indicaram efeitos tóxicos potenciais sobre a biota aquática, especialmente em abril/2023, onde a inibição do crescimento foi de até 95% para a Raphidocelis subcapitata e 75% para a Vibrio fischeri, sugerindo presença de condições com potencial impacto ecotoxicológico. A identificação dos contaminantes responsáveis requer, contudo, caracterização química complementar. A pesquisa reforça a urgência de ações de controle da poluição, recuperação de matas ciliares, ampliação do saneamento e a adoção de medidas sustentáveis de gestão dos recursos hídricos, como o controle da eutrofização, campanhas de educação ambiental e implementação de práticas agro-sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Barros Mothé, Allan dos Santos Argolo, Camila do Nascimento Gomes, Maria Eduarda Lisbôa da Cruz, Victoria Guedes Nogueira, Gabriela Ferreira dos Santos Silva, Rosane Cristina de Andrade, Alena Torres Netto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
