ANÁLISE DE DADOS REFERENTES À OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS NOS MANANCIAIS SUPERFICIAIS DE ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2015-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ric.2024.81634

Resumo

O Brasil possui um grande volume de mananciais superficiais ao longo de sua extensão. Para além da quantidade de corpos hídricos, tem como característica marcante altas temperaturas ao longo do ano. Somado a esses fatores, existe uma ineficiência no saneamento básico, sobretudo em relação à coleta de esgotos, favorecendo o despejo desses nos mananciais, aumentando a oferta de nutrientes e consequentemente a proliferação em grande escala de cianobactérias. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a ocorrência de cianobactérias nos mananciais superficiais de abastecimento público do estado do Rio de Janeiro, no período correspondente de 2015 a 2019. A fim de verificar os dados fornecidos pelos prestadores de serviços dos municípios sobre o monitoramento dos corpos hídricos, foram utilizados como base os padrões e valores máximos permitidos pela Portaria de Consolidação PRC nº 05, Anexo XX, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde. Verificou-se que menos da metade dos municípios realizaram o monitoramento e a maioria desses não realizaram o monitoramento conforme exigido pela Portaria.  A espécie que apresentou maior ocorrência nos mananciais de abastecimento do estado do Rio de Janeiro foi a Aphanocapsa sp. Dessa forma, pode-se concluir que há uma necessidade das Estações de Tratamento de Água reformularem e/ou ampliarem os processos de tratamento atuais, visando remover as cianobactérias das águas de abastecimento público e em relação aos municípios uma intensificação do monitoramento e divulgação dos dados monitorados.

 

Biografia do Autor

Rosane Cristina de Andrade, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia Civil com enfase em Engenharia Sanitária e Ambiental. Professora do Departamento de Engenharia Sanitaria e Ambietal, na área de sistemas de abastecimento e tratamento de água e saneamento básico.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Conceição, C. M. da, Torres Netto, A., Salles Vernin, N., & Andrade, R. C. de. (2025). ANÁLISE DE DADOS REFERENTES À OCORRÊNCIA DE CIANOBACTÉRIAS NOS MANANCIAIS SUPERFICIAIS DE ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2015-2020) . Revista Internacional De Ciências, 14(3), 142–161. https://doi.org/10.12957/ric.2024.81634

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)