IMPACTO DAS CARACTERÍSTICAS DO SANEAMENTO NA POPULAÇÃO DE NITERÓI - RJ (2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.12957/ric.2025.81852Resumo
Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) é uma das grandes adversidades enfrentadas mundialmente por populações que carecem desses serviços. O presente trabalho teve como objetivo comparar as características do setor de saneamento e sua relação com o adoecimento da população em relação às DRSAI, por meio da realização de um estudo de caso na cidade de Niterói (RJ), entre 2014 e 2018. Foram coletados dados do Sistema de Informações Hospitalares, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento e da empresa Águas de Niterói. No período de estudo, Niterói teve 675 hospitalizações por DRSAI, em média 135 por ano, onde destaca-se uma tendência de queda de 22-23% em relação à média no número de internações nos dois últimos anos avaliados. De acordo com o perfil epidemiológico dos acometidos por DRSAI neste período, verificou-se que 53,39% eram do sexo masculino e 46% estavam na faixa etária de até 9 anos. As doenças de transmissão feco-oral foram as mais recorrentes, sendo responsáveis por 56% das hospitalizações. Foram observados 58 óbitos por DRSAI no período, com predomínio da faixa etária de ≥80 anos. Verificou-se que a redução no número de internações nos últimos anos está diretamente relacionada a melhorias nos serviços de saneamento no município.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alena, Jasmine, Nathalia Salles Vernin, Rosane

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Internacional de Ciências pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RIC.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional, de pesquisa de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Internacional de Ciências utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.