Da plateia ao palco: políticas para a construção de uma escola de teatro acessível às pessoas com deficiências
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010Palabras clave:
Acessibilidade, inclusão social, escola de teatroResumen
O objetivo do estudo é identificar as bases legais e seus princípios conceituais na construção de uma proposta pedagógica de acessibilidade para uma escola de teatro acessível, em nosso contexto a “Escola de Teatro Martins Pena”, que inclua a pessoa com deficiência na plateia e no palco do espaço teatral. A investigação pauta-se em metodologia de pesquisa bibliográfica documental de leis, pareceres e decretos nacionais. As bases teóricas do estudo fundamentam-se nos conceitos de acessibilidade, suporte, funcionalidade e das concepções contemporâneas que substituem o modelo médico da deficiência pelo modelo social. Conclui-se que os princípios legais das políticas de educação e cultura podem oferecer subsídios e referenciais para uma proposta de uma escola de teatro acessível se incorporarem disciplinas específicas, núcleos de acessibilidade, professores e instrutores com deficiências com ênfase no protagonismo deste segmento, bem como as adequações, suportes e metodologias para o alcance da acessibilidade atitudinal, física e comunicacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Edicléa Mascarenhas Fernandes, Fabiano Carneiro da Silva , Helio Ferreira Orrico

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional