Da plateia ao palco: políticas para a construção de uma escola de teatro acessível às pessoas com deficiências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92010

Palabras clave:

Acessibilidade, inclusão social, escola de teatro

Resumen

O objetivo do estudo é identificar as bases legais e seus princípios conceituais na construção de uma proposta pedagógica de acessibilidade para uma escola de teatro acessível, em nosso contexto a “Escola de Teatro Martins Pena”, que inclua a pessoa com deficiência na plateia e no palco do espaço teatral. A investigação pauta-se em metodologia de pesquisa bibliográfica documental de leis, pareceres e decretos nacionais. As bases teóricas do estudo fundamentam-se nos conceitos de acessibilidade, suporte, funcionalidade e das concepções contemporâneas que substituem o modelo médico da deficiência pelo modelo social. Conclui-se que os princípios legais das políticas de educação e cultura podem oferecer subsídios e referenciais para uma proposta de uma escola de teatro acessível se incorporarem disciplinas específicas, núcleos de acessibilidade, professores e instrutores com deficiências com ênfase no protagonismo deste segmento, bem como as adequações, suportes e metodologias para o alcance da acessibilidade atitudinal, física e comunicacional.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; SILVA , Fabiano Carneiro da; ORRICO, Helio Ferreira. Da plateia ao palco: políticas para a construção de uma escola de teatro acessível às pessoas com deficiências. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 236–249, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92010. Acesso em: 30 jul. 2025.

Número

Sección

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena