A TRAJETÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.83995

Resumo

O artigo aqui apresentado contém informações necessárias sobre a pessoa com deficiência, sua trajetória através dos tempos, a legislação brasileira que ampara esta parcela da população desmistificando rótulos e preconceitos atribuídos a estes, bem como, percebe, ser necessária dar visibilidade ao tema, por meio de um olhar sensível, que tem na educação o seu objeto de atuação, a maneira eficaz de humanizar uma sociedade, trazendo reflexões fundamentadas em valores humanos e morais essenciais para a uma sociedade inclusiva, tendo a percepção da influência do meio social sobre o desenvolvimento dos indivíduos, destacando o respeito pelo outro, e suas individualidades, e ainda o protagonismo da pessoa com deficiência quando seus direitos são garantidos por lei e fiscalizados pelo poder público que a representa. A pesquisa foi feita com base em experiências pessoais e leitura de materiais específicos sobre a pessoa com deficiência, como por exemplo o autor Otto Silva, pessoa com deficiência e autor do Livro “A epopeia ignorada”, onde foi possível encontrar preciosas informações que muito agregou valor a este trabalho de pesquisa que busca mostrar que, apesar dos avanços alcançados, esta parcela da população ainda não ocupa todos os espaços que deveria, muitas vezes ficando como coadjuvante de sua própria história, dado o capacitismo estrutural que acompanha toda a trajetória das PCDs e a ausência das autoridades constituídas para defender e garantir a inclusão definitiva deste grupo de pessoas na sociedade não só com igualdade, mas principalmente com equidade.

 

Palavras-chave: inclusão; capacitismo; história; exclusão; protagonismo.

 

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

LEGENTIL, Veronica. A TRAJETÓRIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 187–208, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.83995. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83995. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena