Ignorância, redes sociais e a universidade (escola): o negacionismo e uma pseudo horizontalidade no debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.82824

Palavras-chave:

Universidade, Escola, Negacionismo, Falsos Debates, Liberdade Acadêmica

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência na disciplina de filosofia, em um curso presencial, como parte de sua grade ministrada na modalidade EAD, de uma universidade particular no Rio de Janeiro. Apresenta um episódio vivenciado pelo professor-tutor de acusações de “ativismo político-ideológico” na produção e correção de uma atividade avaliativa, relatando as ameaças e intimidações sofridas no seu direito e dever de lecionar e ensinar. Assim, discutimos, a partir do ocorrido, como tem se configurado a utilização da ignorância (negacionismo) como estratégia para criar uma falsa horizontalidade em debates e como isso fomenta a coação no campo da educação, catapultada pelas redes sociais. Abordamos, ainda, a necessidade de pensar a presença dessas perspectivas negacionistas, dos discursos produzidos e que circulam nas/pelas redes sociais e têm ecoado nas universidades e escolas. E, por fim, perceber a importância do debate entre a formação ético-política no fomento de uma educação democrática.

Biografia do Autor

André Luiz Bernardo Storino, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO/2021), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas - FEBF-UERJ; especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - UERJ; especialista em Gênero e Sexualidade - CLAM/IMS/UERJ; especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - PIGEAD-UFF. Licenciado em Pedagogia e Filosofia. Professor-tutor no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Professor de Filosofia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC. Integra o Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades- NuDES sob orientação do Prof. Dr. Ivan Amaro.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

STORINO, André Luiz Bernardo. Ignorância, redes sociais e a universidade (escola): o negacionismo e uma pseudo horizontalidade no debate. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 365–379, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.82824. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82824. Acesso em: 24 set. 2025.