REPRESENTAÇÕES DE JOSÉ GASPAR RODRÍGUEZ DE FRANCIA A PARTIR DO MANUAL DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53453Keywords:
Representações, Manual Didático, José Gaspar Rodríguez de Francia, Paraguai.Abstract
O artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através das narrativas históricas em torno da sua pessoa nos manuais didáticos oficiais de história distribuídos pelo Ministério da Educação - (MEC) do Paraguai e em manuais de escolas privadas, manuais dos anos de 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a ser aplicada a análises em manuais didáticos de história do Paraguai, livros do ensino fundamental e médio.References
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo . tradução Vinicius Figueira. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
AVILA, Salonides José Zanella de. O mundo do trabalho e educação. [S.l.], [2016-1018]. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/ - Acessado: 24/11/2019.
FRUTOS, Julio César. Actas del cabildo de la asunción (1822-1824). Biblioteca del Bicentenario: 1º edición Servilibro, Asunción, 2009.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras. Dourados, MS, v. 13, n. 23, jan./jun. 2011.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Apresentação. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. (Org.) Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CHARTIER, Roger. Rappresentazione della Pratica, Pratica della Rappresentazione. Quaderni Storici. n. 92, ano XXXI, n. 2, p. 487-493, 1996.
CHAVES, Julio César. Compendio de Historia Paraguaya. Intercontinental Editora: Asunción, 2010.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ. Pesqui. vol.30 nº.3 - São Paulo Set./dez. - 2004.
GOODSON, Ivor F. A Construção Social do Currículo. (Educa Currículo), Lisboa: 1997. – Equipo Editorial. – Asunción: Editorial Atlas, 2017.
EQUIPO EDIOTIAL. história y geografia. Segundo Curso. – Equipo Editorial. – Asunción: Editorial Atlas, 2017.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa, Currículo, Utopia e Pós Modernidade – In: (org)______. Currículo: Questões atuais. Coleção Magistério. Formação e Trabalho pedagógicos. Campinas, SP: Papirus, 1997.
IBÁÑEZ, Felisa. Historia y Geografía. Recursos Facilitadores de Enseñanza – Aprendizaje, Con Capacidades, Indicadores y Test de Evaluación. Editora Book Sellers. Nemby – Paraguay. 2010.
IBÁÑEZ, Felisa. História y Geografia. Recursos Facilitadores de Enseñanza – Aprendizaje, Con Capacidades, Indicadores y Test de Evaluación. Editora Book Sellers. Nemby – Paraguay. 2016.
LIMA, Leticia Consalter de. Stroessner: biografía, história e propaganda, 1972-1979/. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) – Universidade Federal da Intergeração Latino Americana – UNILA. Foz do Iguaçu, Pr. 2018.
MOREIRA, María Graciela Monte de Lopez, ROMERO, Ana Carolina Reyes, DÁVALOS, Juana. Historia y Geografía. 8º. Ministerio de Educación y Cultura – MEC, Viceministerio de Educación. Editorial Don Bosco: Asunción, 2005.
RÜSEN, Jörn. El libro de texto ideal. Reflexiones en torno a los medios para guiar las clases de historia. Iber: Didáctica de las ciencias sociales. geografía e historia, v. 4, n. 12, p. 79-93, abril, 1997.
SCHWARCZ, Lilian M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SKINNER, Quentin. Lenguage, Política e Historia/ Quentin Skinner; con prólogo de: Eduardo Rinsesi – Ia e.d. – Bernal: Univ. Nacional de Quilmes, 2007.
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. Acerca do Conceito de Representação. Revista de Teoria da História. Ano 3, Número 6, dez/2011
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License