CORPOS SOBERANOS NA CENA E NA VIDA
UM APLAUSO E DUAS MEMÓRIAS DO ENSINO DE TEATRO PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.87546Resumen
A educação nas humanidades visa proporcionar o desenvolvimento de subjetividades, o estímulo à criticidade, a proposição de debates e a resolução de problemas, mas, sobretudo, a formação de estudantes que participem ativamente na sociedade. Para além do desenvolvimento da apreciação estética e da sua formação como espectadores, esta pesquisa de cunho qualitativo foi animada pelo objetivo de se refletir sobre o processo de inclusão através da experiência de três (3) professores de Artes. Fundamentada na implementação de valores inclusivos e no desenvolvimento de culturas, políticas e práticas, foi levada cabo uma investigação com base nos procedimentos da História Oral. O pano de fundo das duas entrevistas realizadas com professoras de Teatro foi a participação de alunos com deficiência visual durante suas aulas numa escola do Rio de Janeiro. Ao comentar sobre a participação destes alunos nas atividades propostas, ambas destacaram a importância do ensino de Teatro para se romper barreiras de exclusão e a promoção do pertencimento social das pessoas com Deficiência Visual, o que se afigura como um aporte positivo para as reflexões sobre inclusão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leonardo de Carvalho Augusto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional