SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267Resumen
Este estudo apresenta uma Inteligência Artificial (IA) generativa chamada Samantha, desenvolvida para investigar a relação entre atenção e aprendizado. A pesquisa foca na capacidade da atenção de prever conflitos educacionais e desempenho em sala de aula. Foi criada uma aplicação psicométrica chamada iGnosi, que classifica a atenção em quatro categorias: Concentrada, Alerta, Dividida e Alternada. Dados psicométricos foram coletados de 144 alunos de graduação. Para o desenvolvimento da Samantha, utilizou-se o modelo base GPT-3.5 turbo 125, treinado com um dataset contendo 577 entradas para três papéis: System, User e Assistant. O treinamento envolveu 307.266 tokens em 3 epochs, resultando em uma perda de treinamento de 0,0318. Nos testes iniciais, Samantha demonstrou habilidade em interpretar e orientar pesquisadores e docentes com base nos resultados, mostrando-se inspiradora e motivadora. Seus feedbacks foram cuidadosos, mesmo em cenários de baixo desempenho dos alunos. Conclui-se que a utilização da IA em pesquisas educacionais pode prever problemas em sala de aula e que o uso generativo da IA pode ajudar a superar barreiras entre a cultura científica e os docentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Elias Souza Ribeiro, Carlos Eduardo Batista de Sousa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional