DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CAMINHOS PARA UMA LITERACIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86241Resumen
Este artigo traz resultados parciais de uma revisão bibliográfica objetivando a discussão do conceito de “literacIA” e sua importância para educadores e educandos. Tal conceito se configura como uma junção dos termos “literacia” e “Inteligência Artificial (IA)” e é fundamentado no pensamento de Paulo Freire e Freire e Guimarães acerca da relação entre educação e tecnologia. Defendemos uma apropriação da IA na educação que seja pautada na cidadania, crítica aos modos de produção e manutenção das IAs e aos vieses discriminatórios presentes nestas. Para tal, a literacIA é discutida enquanto perspectiva que estimula uma postura curiosa e crítica, capaz de refletir sobre os males que circulam em torno dessa tecnologia e usá-la com propósitos feministas, antirracistas e decoloniais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alexandre Farbiarz, Lucas Lima Coaracy

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional