A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO É INTELIGENTE NEM ARTIFICIAL: A CRÍTICA DE NICOLELIS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA DESVELAR A NATUREZA DESSA TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86194Resumen
Este ensaio explora as reflexões do neurocientista Miguel Nicolelis sobre a inteligência artificial (IA), aprofundando sua crítica à concepção tradicional dessa tecnologia. De abordagem qualitativa e análise bibliográfica, o estudo investiga a natureza da IA, discutindo aspectos sobre sua nomenclatura e desmistificando alguns de seus mitos. Discutimos também a alfabetização científica e tecnológica (ACT) como meio para desvelar a natureza da IA. Conclui-se que a crítica de Nicolelis a essa tecnologia se deve ao fato de que a IA não possui verdadeira inteligência, visto que esta é uma propriedade dos organismos. Tampouco pode ser considerada completamente artificial, dada sua dependência da criatividade e do intelecto humano. Reconhecemos, ainda, a importância de entender as limitações da IA para evitar expectativas irrealistas, como a ideia de autonomia e possibilidade de superar os humanos em todas as suas capacidades. Isso pode ser alcançado por meio da ACT, que pode capacitar os cidadãos e cidadãs a compreenderem a verdadeira natureza da IA e suas limitações, não se deixando seduzir pelos discursos ilusórios e excessivamente otimistas acerca dessa tecnologia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Roni França Silva, Rosenilde Nogueira Paniago

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional