ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: USO DE ALGORITMOS INTELIGENTES
THE USE OF SMART ALGORITHMS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86109Resumen
A Inteligência Artificial (IA) é um tema em pauta nas pesquisas e estudos acadêmicos na área de Educação, embora ela já faça parte das nossas atividades cotidianas, tem atravessado, nos últimos anos, os processos educativos e ainda há muitas possibilidades de estudos que a utilizem na busca por soluções educacionais na modalidade de Educação a Distância (EAD). Este artigo busca analisar os resultados de um projeto institucional intitulado “A Teoria dos Estilos de Aprendizagem Aplicada ao Ensino a Distância”. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2020 a 2023. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário CHAEA 32 e para análise dos dados foi adotado o método hipotético-dedutivo. A pesquisa foi desenvolvida em cinco fases: revisão literária sistemática; preenchimento do questionário CHAEA 32 (adaptado); análise dos dados (identificação dos Estilos de Aprendizagem predominantes dos alunos); implementação (reconhecimento dos comportamentos dos alunos); execução (correlacionar os Estilos de Aprendizagem identificados com os comportamentos conhecidos). Neste trabalho, como referencial teórico foi adotado o conceito de Estilos de Aprendizagem definido por Alonso, Gallego e Honey (2002), Cavellucci (2006) e Costa (2022). Para a definição de IA, foram utilizados os conceitos de Russell e Norvig (2013). Nos resultados, os dados apontam que, a partir do conjunto de 120 alunos divididos em cinco turmas de um curso de formação em EAD, que responderam voluntariamente o questionário CHEA32, observa-se que não há correlação entre esses estilos e as variáveis de comportamento utilizadas no estudo. Além do resultado da análise dos dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma contribuição importante deste trabalho foi poder comprovar que apenas a identificação dos comportamentos dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem é insuficiente para detectar o seu Estilo de Aprendizagem padrão, principalmente porque esses comportamentos sofrem influência de outros fatores externos como sociais, ambientais e fisiológicos.
Palavras-chave: Educação a Distância; Estilos de Aprendizagem; Algoritmos inteligentes.
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Derechos de autor 2024 Elizane Silva do Nascimento, Míriam Síria Rodrigues de Souza, Roberto Douglas da Costa

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