Explorando as cores para além da visão: promovendo equidade na educação de estudantes com deficência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85877

Palabras clave:

Código Universal de Cores (CUdC), Acessibilidade, Literatura Infantil

Resumen

Este trabalho, recorte de uma pesquisa de Mestrado, discute os resultados da aplicação de uma Sequência Didática, com o uso do Código Universal de Cores (CUdC), ancorada na Literatura Infantil, com a finalidade de apresentar e discutir, para além do aspecto visual, as cores primárias e secundárias a estudantes com Deficiência Visual. As discussões, reflexões e o incentivo às atividades escolares com o uso de cores, desde os primeiros anos de escolaridade, pode melhorar a compreensão do mundo, desenvolver a criatividade, a abstração e estimular os demais sentidos, visando, sobretudo, a promoção da equidade. Por outro lado, há contra-argumentos sugerindo que pessoas com Deficiência Visual não precisam aprender sobre cores, o que pode criar frustrações e, acima de tudo, exclusão de processos educacionais. As atividades propostas foram desenvolvidas em uma turma do quinto ano de escolaridade, com estudantes cegos e com baixa visão, por meio de investigação qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. Como resultados, espera-se contribuir para a literatura de pesquisa, auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem das cores, além de promover equidade na sala de aula, levando-se em conta a participação efetiva destes estudantes nas atividades de ensino que fazem uso das cores.

Biografía del autor/a

Aristóteles Meneses Lima, Instituto Benjamin Constant

Graduado em matemática pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Matemática e em Educação Especial e Inclusiva. Mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual pelo IBC. É servidor como transcritor de braille da rede estadual e municipal de Caxias no Maranhão

Fábio Garcia Bernardo, Instituto Banjamin Constant

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (PEMAT-UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ensino na Área da Deficiência Visual, do Ensino Médio Técnico profissionalizante do Instituto Benjamin Constant (EBRR) e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Bolsista do Programa de Iniciação à docência da Fundação CECIERJ, Coordenador de disciplinas do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica - UFRRJ/CECIERJ. Áreas de interesse e pesquisa: Educação Matemática Inclusiva, Educação Especial e Inclusiva, Educação à Distância, Acessibilidade em suas múltiplas dimensões, Produção e desenvolvimento de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual. Desenho Universal de Aprendizagem, Metodologias Ativas na Educação de Pessoas com Deficiência. Formação de Professores na perspectiva Inclusiva.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

LIMA, Aristóteles Meneses; BERNARDO, Fábio Garcia. Explorando as cores para além da visão: promovendo equidade na educação de estudantes com deficência visual. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 17–38, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85877. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85877. Acesso em: 23 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena