Explorando as cores para além da visão: promovendo equidade na educação de estudantes com deficência visual
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85877Palabras clave:
Código Universal de Cores (CUdC), Acessibilidade, Literatura InfantilResumen
Este trabalho, recorte de uma pesquisa de Mestrado, discute os resultados da aplicação de uma Sequência Didática, com o uso do Código Universal de Cores (CUdC), ancorada na Literatura Infantil, com a finalidade de apresentar e discutir, para além do aspecto visual, as cores primárias e secundárias a estudantes com Deficiência Visual. As discussões, reflexões e o incentivo às atividades escolares com o uso de cores, desde os primeiros anos de escolaridade, pode melhorar a compreensão do mundo, desenvolver a criatividade, a abstração e estimular os demais sentidos, visando, sobretudo, a promoção da equidade. Por outro lado, há contra-argumentos sugerindo que pessoas com Deficiência Visual não precisam aprender sobre cores, o que pode criar frustrações e, acima de tudo, exclusão de processos educacionais. As atividades propostas foram desenvolvidas em uma turma do quinto ano de escolaridade, com estudantes cegos e com baixa visão, por meio de investigação qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. Como resultados, espera-se contribuir para a literatura de pesquisa, auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem das cores, além de promover equidade na sala de aula, levando-se em conta a participação efetiva destes estudantes nas atividades de ensino que fazem uso das cores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aristóteles Meneses Lima, Fábio Garcia Bernardo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional