EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
REFLEXÕES CRÍTICAS E PROPOSITIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85857Resumen
Neste artigo, reflete-se sobre a utilização de inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir com o debate crítico acerca do tema IA e educação. Objetiva-se, assim, mapear artigos encontrados na produção científica brasileira sobre a temática no sentido de elencar as principais proposições necessárias ao uso da IA no contexto da Educação privilegiando a abordagem crítica sobre o tema. Para isso, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para fundamentar a análise e a investigação do tipo estado do conhecimento para o levantamento das proposições. Elencam-se oito proposições sobre o uso da IA na educação, considerando-se uma abordagem crítica, e conclui-se que a IA como imposição tecnológica é um convite para inovar e reafirmar os processos educacionais, bem como uma oportunidade de exercitarmos a ética e os valores humanos de forma responsável na construção de algo novo, posto que no contexto atual há, de certa forma, a impossibilidade se construir conhecimentos sem usufruir de suas possibilidades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 LEANDRO SILVA COSTA, Lenina Lopes Soares Silva, Pablo Castro Santos, Ana Karinne de Moura Saraiva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional