Artes cênicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos inclusivos no contexto da educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685Palabras clave:
Educação Básica, Educação Infantil, Educação Inclusiva, Jogos teatrais, Jogos DramáticosResumen
Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado que objetivou descrever a importância da Arte, especialmente dos jogos teatrais, como uma possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem de crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) com Transtorno do Espectro Autista – TEA, tendo como referência o trabalho de Spolin (2005). Neste recorte, descrevemos a relevância dos jogos teatrais nas artes cênicas e de suas potencialidades e possibilidades no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com TEA. Trata-se de um estudo bibliográfico que apresenta resultados de pesquisas que foram realizadas acerca do tema e evidencia que os jogos teatrais demonstraram ser um meio eficaz de engajamento, desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e promoção do autoconhecimento para crianças com TEA, tendo em vista que a prática teatral oportuniza um ambiente seguro e criativo no qual essas crianças podem explorar suas capacidades e interagir com seus pares de diferentes formas. Outro resultado importante é que a arte e o teatro, assim como o brincar são atividades essenciais para as crianças e deve ser considerada no processo formativo dos professores para que tenham condições de promover práticas pedagógicas mais inclusivas.
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Derechos de autor 2025 Vinicio Noda, Leila Pessôa da Costa

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