INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84894Resumen
A recente massificação da inteligência artificial generativa (IAG) vem causando um movimento crítico e reflexivo no campo da educação, tendo em vista as suas potencialidades que evidenciam desafiadoras questões. Considerando tal contexto, este estudo analisou os aportes crítico-reflexivos acerca da compreensão de IAG, expondo questões pedagógicas relacionadas com a formação e possibilidades didáticas, com foco no cenário da educação superior. Buscou-se, como indicação metodológica, desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica como suporte para o estudo de caso realizado no contexto do ensino superior, com 175 estudantes vinculados a um curso de formação continuada de professores, isto é, a pós-graduação lato sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em relação à inserção da IAG na prática pedagógica, 26 (16,2%) dos participantes consideraram indiferente, pouco oportuno ou não oportuno e 123 (76,4%) dos respondentes a consideram muito oportuna como dispositivo potencializador do processo educativo. As narrativas dos participantes revelam preocupação com a falta de conhecimento e lacunas formativas no desenvolvimento de competências e fluência digital. Contudo, as potencialidades de integração da IAG na prática pedagógica, evidenciadas nas narrativas dos participantes, remetem-nos a variadas possibilidades no contexto do processo de ensino e aprendizagem. O estudo conclui que a inserção da IAG na educação superior requer cuidadosa análise crítica e conhecimento das potencialidades dessa tecnologia, valorizando-se o contexto social, político e econômico e, sobretudo, estabelecendo-se um processo dialógico de reflexão crítica, alinhado com a promoção da formação emancipatória e cidadã.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eniel do Espírito Santo, Mary Valda Souza Sales, André Luiz Carvalho Ottoni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional