Escrita-vida: um convite a poetizar a pesquisa em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84756

Palabras clave:

Escrita, Ensaio, Pesquisa, Experimentação, Poéticas

Resumen

Ao perguntar sobre o potencial das artes como via de pesquisa e escrita acadêmica, este texto apresenta elementos que envolvem uma pesquisa-experimentação, indissociável de uma escrita-vida, do tipo ensaística, que se vale da força poética para criação de narrativas polissêmicas que emergem como apostas epistemológicas no campo da educação. Para tanto, problematiza o papel da escrita e pesquisa acadêmica na contemporaneidade, ao mesmo tempo em que faz um convite a experimentar uma escrita ensaística que se abra para o caos, para a incerteza e para o paradoxo, buscando expressar o indizível e o não-sabido. A escrita acadêmica é, assim, concebida como um ato performático, um ensaio na vida, que transborda os limites entre ciência, arte e filosofia. Nesse sentido, sugere-se uma pesquisa-experimentação, entrelaçada à vida, convidando a uma experiência múltipla e aberta, instaurando uma escrita que celebre a existência, que seja potente e pulsante, capaz de transformar o escritor-pesquisador no ato de escrever-pesquisar em educação

Publicado

2024-12-17

Cómo citar

DE CASTRO RAMALHO, Ivone Priscilla; COUTINHO, Karyne Dias. Escrita-vida: um convite a poetizar a pesquisa em educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 180–196, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.84756. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84756. Acesso em: 28 jul. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO