Livro de artista-professor/a: com[posições] com a formação em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718Palabras clave:
Livro de Artista-Professor/a, Processo de criação, Educação e artesResumen
Este artigo deriva de uma pesquisa de mestrado em Educação e busca mobilizar a noção de Livro de Artista-Professor/a (LAP), a partir de uma proposta artístico-pedagógica com estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, que invencionaram e maquinaram seus processos de formação. Essa noção se aproxima e se nutre, artística e conceitualmente, dos Diários da Prática Pedagógica (Oliveira, 2011) e dos livros de artista (Silveira, 2001), para pensar outras possibilidades de criação no campo da educação e da arte, não sendo um ou outro, mas aquilo que se instala “entre” os dois e vai ganhando vida à medida que é experimentado. Os LAPs são fruto de um esforço coletivo de estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e sua criação estabelece alianças com autoras e autores das filosofias da diferença, que auxiliam a pensar: o que pode a criação dos Livros de Artistas-Professores/as no processo de formação docente? Como movimento metodológico, assume-se o deambular como possibilidade de transitar pelos territórios da educação e da arte. As imagens e algumas escritas presentes ao longo do texto são apresentadas como resultado da pesquisa concluída em 2020, que procurou olhar para a docência enquanto um processo atravessado, a todo momento, pelas vivências cotidianas e pelas experiências em sala de aula.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rafael Agatti Durante, Marilda Oliveira de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional