Cartas para sentipensar a poética na docência em educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84683Palabras clave:
sentipensar, poética na educação, docência, experiênciaResumen
O objetivo deste ensaio teórico é sentipensar, a partir da troca de cartas, como podemos exercitar uma poética miudinha na docência no campo da educação. Para tanto, acionamos intelectuais, poetas e escritoras/es que nos acompanham nesse processo, e partimos de conceitos como corazonar, sentipensar e pedagogia engajada para nos auxiliar na tessitura deste ensaio, que se hibridiza em decorrência das escolhas de escrita que fizemos. O procedimento metodológico que inspirou este processo é o da cartagrafia, ou seja, a troca de cartas para acionar o que pensamos, sentimos e como vivemos o tema da poética em nossas experiências docentes. Assim, é na composição entre as cartas trocadas pelas autoras que analisamos e propomos um certo modo de sentir a poética na docência, partindo da experiência, entendida como aquilo que nos atravessa, bem como compreendendo o compromisso que precisamos assumir em busca de um fazer poético implicado com a transformação social e com a afronta aos modos acadêmicos hegemônicos e coloniais. A dimensão poética, desta forma, precisa estar pactuada com a descolonização da afetividade e o acionamento de saberes localizados desde a experiência das pessoas envolvidas, ampliando suas possibilidades a partir da conversa entre humanos e não-humanos em suas diferenças.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bruna Moraes Battistelli, Kelly Lima, Caroline da Cruz Melnick

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional