O NEOFASCISMO DISPUTANDO A EDUCAÇÃO NO BRASIL: FASCISMO COMO DETERMINANTE DO ESCOLA SEM PARTIDO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83593Palabras clave:
Escola sem Partido, Fascismo, Determinação, NeofascismoResumen
Após 2013, movimentos reacionários e conservadores que já existiam e que defendiam posições antidemocráticas e neofascistas ganharam musculatura e projeção. Uma parcela desses movimentos é caracterizada como pertencente à nova direita, também chamada de novo conservadorismo (LACERDA, 2019). E, o Escola sem Partido (ESP) é considerado um dos integrantes dessa nova direita. A influência de tais grupos contribuiu para a efetivação do golpe que destituiu Dilma em 2016, para a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente em 2018, o que, consequentemente, desembocou na situação de intolerância em que o país se encontra. Ou seja, compreender estes grupos, como atuam, quais a suas intenções e influências, pode ajudar a entender o atual cenário brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o fascismo é um determinante do ESP, condicionado e influenciando a sua existência. De acordo com o Materialismo Histórico Dialético – orientação teórico-metodológica deste trabalho – as determinações são traços constitutivos dos fenômenos estudados, outros fenômenos que se conectam ao objeto de estudo e influenciam as ações, a maneira de existir do mesmo. Através da pesquisa bibliográfica, nos valendo, principalmente, das contribuições de Eco (2018) e Konder (2009) sobre o fascismo, o estudo aponta diversas similaridades e características fascistas no ESP que põem em risco a liberdade de ensinar e de aprender, contribuído para uma constante perseguição a educadores/as, evidenciando assim como o fascismo se configura como uma das determinações do referido movimento reacionário.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Hilheno Oliveiral Miranda, Ennia Débora Passos Braga Pires, Soane Santos Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional