DO GIZ À (R)EVOLUÇÃO: O FUTURO DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA ENQUANTO SUJEITOS DE DIREITOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82481Palabras clave:
direitos humanos, escola pública, educação, quarta revolução industrial, inclusão digitalResumen
A pesquisa aborda a complexidade da educação, indo além da simples transmissão formal de conhecimento, com ênfase na promoção da cidadania. O foco está na capacitação dos estudantes para gerir seu próprio futuro, conquistar espaço no mundo profissional e reconhecer suas vocações. O cerne da problemática analisada reside na escassez de recursos e tecnologias nas instituições de ensino público, influenciando significativamente a preparação dos estudantes para os atuais desafios do mercado de trabalho, notadamente quando comparados aos colegas de instituições privadas. A inclusão digital, inseparável da inclusão social, é abordada como um direito fundamental para evitar sua instrumentalização como meio de exclusão. Surge, assim, o direito emergente na sociedade: o direito à inclusão digital. Contudo, a pesquisa vai além de uma análise comparativa, destacando a urgência de transformações na estrutura da escola pública diante de uma sociedade em constante reinvenção, impulsionada pelas evoluções tecnológicas. O objetivo central é identificar os principais obstáculos enfrentados pela escola pública e avaliar as consequências caso as mudanças necessárias não se efetivem. A pesquisa, embasada em abordagem qualitativa, utiliza conceitos da literatura científica, abordando temas como a relação entre escola e mundo contemporâneo, direitos humanos, tecnologia no ensino, Quarta Revolução Industrial e as disparidades entre o ensino privado e público no Brasil. A constatação é que a falta de políticas públicas para apoiar a educação tende a negligenciar a preparação dos estudantes para os novos paradigmas, acentuando as desigualdades sociais. Nesse contexto, é imperativo que a educação brasileira se modernize, ouvindo atentamente seus alunos, para se ajustar a um mundo que transcende os limites físicos das instituições educacionais.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carlos Henrique Barbosa Rozeira, Carla Corê Maette, Geórgia Regina Rodrigues Gomes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional