MUDEI DE ESCOLA ACHANDO QUE TUDO IRIA MUDAR: REFLETINDO O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DISPOSTAS A UMA EDUCAÇÃO QUEER
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82480Palabras clave:
Currículo, Educação queer, Formação de professoresResumen
O trabalho é fruto da monografia elaborada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ e tem o objetivo de analisar a organização do currículo escolar e a formação de professores, na intenção de estranhar um currículo para pensar em um currículo queer, que permita garantir a formação de indivíduos de forma integral preparados para se reconhecerem nas suas individualidades e serem reconhecidos pela sociedade. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de cunho bibliográfico que utiliza de discussões teóricas partindo de reflexões de Louro (2018), Arroyo (2013) e Tardif (2002), relacionando a reflexão dos autores relatos memoriais de narrativa autobiográficos sobre a trajetória de um sujeito queer, além de uma consulta pública sobre a formação de professores do curso de Pedagogia do campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para a discussão sobre sexualidade e gênero. Como resultados, este trabalho encontrou a insuficiência da matriz curricular do curso de graduação consultado para a formação sobre a temática gênero e sexualidade na formação de professores, a necessidade de discussões aprofundadas para o reconhecimento de sujeitos queers na sala de aula, visto que há um vasto repertório teórico sobre a temática que relacionada com o contexto escolar, que é guiado por diretrizes educacionais, e a maneira que a carência sobre a temática como componente educacional influência na trajetória de sujeitos queers, invalidando-os.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vinicius Costa Nunes Ferreira, Fabrícia Vellasquez Paiva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional