A CONTRIBUIÇÃO DE MARIA SALETE VAN DER POEL NA EDUCAÇÃO EM PRISÕES: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE ENSINAR E APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82022Palabras clave:
direito à educação, memórias, prisão, práticas educativasResumen
O presente estudo objetiva refletir sobre o direito à educação em prisões, com foco na experiência educativa desenvolvida pela professora Maria Salete van der Poel. A professora se dedicou à defesa do direito à educação e dos demais direitos humanos das pessoas privadas de liberdade, explorando os desafios e possibilidades de promover o ensino aprendizagem numa perspectiva libertadora nesse espaço e contexto. Metodologicamente, foram utilizadas a pesquisa descritiva, reflexões das produções (auto)biográficas da professora e pesquisa relacionada ao tema. O estudo revela o pioneirismo, profissionalismo, militância e sensibilidade de Maria Salete no desenvolvimento de práticas educacionais com viés transgressor e libertador. Ela se tornou uma referência nacional nessa área. O artigo contribui para a compreensão dos benefícios da educação em prisões e destaca a importância de garantir o acesso a essa oportunidade educacional para as pessoas privadas de liberdade, visando a garantia dos direitos humanos e sua reinserção social extramuros
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Araújo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional