DOCÊNCIA E PESQUISA: PERCURSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76652Palabras clave:
Pesquisa, Docência, Educação Infantil, Crianças, EDI.Resumen
Este trabalho apresenta o percurso de uma professora de Educação Infantil da rede pública, em seu processo de formação e de descoberta da pesquisa que brota do cotidiano da escola. Considerando que as crianças são parte integrante da sociedade e estão submetidas a uma estrutura desigual de poder, e com uma visão de infância que entende as crianças como sujeitos ativos e de direitos que reproduzem, interpretam e criam sua própria cultura. O espaço público de Educação Infantil, no caso deste trabalho, o Espaço de Desenvolvimento Infantil apresenta-se como um lugar privilegiado para as manifestações infantis, visto que é um espaço que deveria efetivar o do direito das crianças cariocas à educação. Relatos e fotografias de situações vividas no cotidiano deste espaço institucional, evidenciam o processo de construção de um olhar poético, que valoriza as experiências e acontecimentos genuínos vividos pelos bebês e crianças. Além disso, a construção de um olhar político, que compreende a pesquisa como parte da identidade do professor, e como forma de resistir contra os discursos de fracasso da educação pública.
Citas
BECKER, Fernando. Ensino e Pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando e MARQUES, Tania. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: editora mediação, 2012.
CAPUTO, Stela Guedes, SANT’ANNA, Cristiano. “Sou ekedi Lara de Oxóssi. Meu nome sou eu e Oxóssi. Não coloca meu nome sozinho não”: Notas sobre fotografia e ética nas pesquisas com crianças. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Dossiê temático “Imagens: resistências e criações cotidianas”, junho, 2020.
GUIMARÃES, Daniela. Educação Infantil: espaços e experiências. In: CORSINO, Patrícia (org.) Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, pp. 93-104. NUNES, M. F.; CORSINO, P. A institucionalização da infância: antigas questões, novos desafios. In: CORSINO, P. (org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
GUSMÃO, Denise e JOBIM E SOUZA, Solange. A estética da delicadeza nas roças de Minas: sobre a memória e a fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicologia e Sociedade; 20. ed. Especial, pp. 24-31, 2008.
LARROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. ROMEU, Gabriela. Narrativas do Olhar: notas de um diário. In: MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. 2016. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wpcontent/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf. Acesso em 25 de fev. de 2019
LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
WINNICOTT, Donald Woods. A criança e o seu mundo (pp.83-103). 6ed. Rio de Janeiro: LTC. 2019
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Carolina Campos de Menezes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional