AFETIVIDADE E PROJETO DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76630Palabras clave:
afetividade, projeto de vida, adolescentes, ensino médio, BNCCResumen
Esse artigo pretende discutir como a afetividade pode contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens do componente curricular Projeto de Vida, inserido na maioria dos currículos brasileiros a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira parte do artigo apresentamos uma discussão de estágio de desenvolvimento, afetividade e aprendizagens a partir da teoria walloniana. Depois teceremos uma breve discussão acerca do componente Projeto de vida dentro dos documentos do novo ensino médio. Na terceira parte do trabalho apresentamos um pouco da nossa experiência como professora e utilizamos a produção de autobiografias desenvolvida em sala de aula para pensar a afetividade. A partir das discussões propostas concluímos que a afetividade é essencial para desenvolver uma prática pedagógica com Projeto de vida que contribua para a formação da pessoa integral. Saindo da lógica neoliberal da BNCC, o componente pode ser utilizado para compreensão da identidade e do meio social dos jovens e indicar possibilidades de transformação da sua realidade.
Citas
ALCHORNE, Isabella. #Vivências: Projeto de vida. Volume único. 1°ed. São Paulo: Scipione, 2020.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. In: NOVAIS, Robson Macedo. Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: pressupostos e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 2021. p. 47-62.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Versão final. Brasília, 2018a.
BRASIL. PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 - RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 (*) Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018b.
CATÃO, Vinícius. Prefácio. In: NOVAIS, Robson Macedo. Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: pressupostos e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. Curitiba: CRV, 202. p. 11-14.
CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas: um guia para educadores. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2023.
DÉR, Leila C. Simões; FERRARI, Shirley Costa. Estágio da puberdade e da adolescência. In: MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. (Org.). Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000. p. 59-70.
DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; SILVA, Vanessa Maria Costa Bezerra. O NEOLIBERALISMO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): aproximações contextuais. Revista Plurais –Virtual, Anápolis -Go, Vol. 10, n. 3–Set./Dez.2020–p. 350-366.
FERREIRA, Aurino Lima; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. In: Educar. Curitiba, n. 36, p. 21-38, 2010. Editora UFPR.
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon / Hélène Gratiot-Alfandéry; tradução e organização: Patrícia Junqueira. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 134 p.: il. – (Coleção Educadores)
MAHONEY, Abigail Alvarenga. Introdução. ln: Henri Wallon: Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. (Org.). Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, v. 20, p. 11-30, 2005. ISSN 1414-6975.
PEREIRA, Zildene Francisca. Afetividade e aprendizagem escolar: Reflexões acerca do Processo ensino-aprendizagem. Margens Virtual; Vol 9, No 12, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3035
ROCHA, Flávia Cavalcante; ZAVAN, Aurea Suely. O texto autobiográfico em sala de aula do ensino fundamental. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 13, p. 45-66,2018 DOI: 10.12957/pr.2018.36190.
TAILLE, Yves de La. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão / Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira, Heloysa Dantas. - São Paulo : Summus, 2019. 28º Edição)
WALLON, H. Evolução Psicológica da Criança. Tradução de Ana Maria Bessa. Edições 70. São Paulo. 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patricia Bispo da Silva, Maria Alayde Alcantara Salim

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional