DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Ana Maria Ricci Molina Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.75327

Palabras clave:

Educação Superior, Metodologia de Ensino, Didática, Ensino Híbrido, Modelo de Aula Invertida.

Resumen

Este artigo apresenta as transformações na modalidade de ensino durante a trajetória docente da autora, que ocorreram como resultado da sociedade da informação e no contexto da rede privada de ensino superior. Tem na (auto) narrativa o apoio metodológico para a compreensão do papel de professores na perspectiva da metodologia ativa, com a descrição do modelo da sala de aula invertida aplicado ao modo híbrido, da aula presencial articulada ao ambiente virtual de aprendizagem. E, depois, com a virtualização em contexto pandêmico, quais questões emergiram da reflexão a respeito das apreensões neoliberais e da tecnologização do ensino sobre o ato pedagógico docente e seu impacto na formação inicial de profissionais. Tem-se no recorte dessa (auto)narrativa uma forma de instrumentalização do trabalho docente, o que sinaliza para o exercício crítico das condições de trabalho que modulam professores do ensino superior privado, com a necessária amplitude de investigação e debate dos seus efeitos na qualidade da formação inicial de profissionais.

Biografía del autor/a

Ana Maria Ricci Molina, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Doutora em Educação. Mestre em Psicologia. Especialista em Psicopedagogia e Políticas Públicas. Psicóloga. Pedagoga. Docente no Ensino Superior. Pesquisadora GRACIAS/USP.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

RICCI MOLINA, Ana Maria. DO MODELO PRESENCIAL AO HÍBRIDO: (AUTO) NARRATIVA E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O ATO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 92–107, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.75327. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/75327. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS