NARRATIVAS DOCENTES ALFABETIZADORAS: MARCAS DE UM CURRÍCULO EM PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74383Palabras clave:
alfabetização, leitura, (re)construção pedagógica.Resumen
O Trabalho sintetiza visões, fala, cheiros e afetos de professoras alfabetizadoras em torno de seu exercício prático de um currículo antirracista no tocante a alfabetização. Pensando em como a implementação da lei 10639/03 que completa 20 anos fomentou o debate reflexivo e alicerçou este modelo de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas.
Citas
ERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CLEBSCH, A. B.; BOCHECO, O. Formação docente para refletir e agir em prol da alfabetização científica no processo de ensino aprendizagem. Colóquio Internacional de Educação, Editora Unoesc, v. 2, n. 1, p. 811-823, 2014.
COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a ler e a escrever. São Paulo: Summus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo Sem Fronteiras, Belo Horizonte, v.12, n. 1, p.98-109, abr. 2012.
SAMPAIO, C.S; RIBEIRO, T. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. IN: GARCIA, A. OLIVEIRA, I. B. Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Rio de Janeiro: DP; FAPERJ, 2014
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patricia Raquel Baroni, André Luis de Abreu Oliveira, Raquel Falcão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional