NARRATIVAS DOCENTES ALFABETIZADORAS: MARCAS DE UM CURRÍCULO EM PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.74383Keywords:
alfabetização, leitura, (re)construção pedagógica.Abstract
O Trabalho sintetiza visões, fala, cheiros e afetos de professoras alfabetizadoras em torno de seu exercício prático de um currículo antirracista no tocante a alfabetização. Pensando em como a implementação da lei 10639/03 que completa 20 anos fomentou o debate reflexivo e alicerçou este modelo de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas.
References
ERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CLEBSCH, A. B.; BOCHECO, O. Formação docente para refletir e agir em prol da alfabetização científica no processo de ensino aprendizagem. Colóquio Internacional de Educação, Editora Unoesc, v. 2, n. 1, p. 811-823, 2014.
COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a ler e a escrever. São Paulo: Summus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo Sem Fronteiras, Belo Horizonte, v.12, n. 1, p.98-109, abr. 2012.
SAMPAIO, C.S; RIBEIRO, T. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. IN: GARCIA, A. OLIVEIRA, I. B. Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Rio de Janeiro: DP; FAPERJ, 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Patricia Raquel Baroni, André Luis de Abreu Oliveira, Raquel Falcão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License