MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73874

Palabras clave:

Educação especial, Educação profissional, Rede Federal, Indicadores educacionais.

Resumen

Neste artigo objetiva-se analisar alguns indicadores de matrícula de alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) na educação profissional, científica e tecnológica federal em Mato Grosso do Sul (MS), no período de 2009 a 2021. Teve-se por delimitação o quantitativo de matrículas de alunos público da educação especial em classe comum; dentre essas, matrículas na educação profissional; e matrículas de alunos da educação especial na educação profissional na Rede Federal no estado do Mato Grosso do Sul. Foi realizada a análise de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revisão de literatura e análise documental. Os dados evidenciam um aumento no número de matrículas na Rede Federal, no entanto, ainda tímido. Destaca-se ainda, o pequeno número de matrículas do PAEE na educação profissional, científica e tecnológica federal em Mato Grosso do Sul, está relacionada às formas de ingresso nos cursos, que ainda apresentam barreiras para as pessoas com deficiência. Vale ressaltar a importância das condições de acesso, permanência e participação desse PAEE, nos planejamentos de ações para sua participação efetiva nessa modalidade de ensino.

Biografía del autor/a

Jaqueline Zanotti Dalmonech, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Pantanal

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Pantanal - CPAN. Graduanda em LETRAS LIBRAS pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em PEDAGOGIA pela Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis (2004), É especialista em Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2016), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade (2011) e especialista em Educação de Jovens e Adultos (2009) pelo Instituto superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Series Iniciais pela faculdades integradas jacarepaguá (2009) e especialista em Gestão Escolar Integradora: Administração e Supervisão pela universidade castelo branco (2009). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Pantanal

Doutora em Educação, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Matemática-Licenciatura, pela UFMS. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE) e membro representante da região Centro-Oeste na Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação - RBE. Vice-coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Centro-Oeste (2020-2022). Professora da UFMS e Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas de Educação Especial e indicadores educacionais. 

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Publicado

2024-01-09

Cómo citar

DALMONECH, Jaqueline Zanotti; REBELO, Andressa Santos. MATRÍCULAS DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FEDERAL EM MATO GROSSO DO SUL (2009-2021). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 534–544, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73874. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73874. Acesso em: 1 ago. 2025.