A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.72000

Palabras clave:

, Educação quilombola, relações étnico-raciais, diversidade curricular.

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em escolas públicas municipais em territórios quilombolas, no estado da Paraíba, sobre os desafios para implementar a legislação que efetiva a educação escolar quilombola no referido município, com o fim de compreender a relação entre a diversidade étnico-racial, no processo de escolarização dos estudantes, e o currículo escolar da educação quilombola. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada no âmbito escolar, cujos participantes foram professores do ensino fundamental de três instituições de ensino inseridas na Mesorregião do Litoral Sul paraibano. Os resultados apresentados, a priori, apontaram que a escola tem dificuldades de ofertar uma educação diferenciada nesses territórios, já que é influenciada por processos coloniais e pelas políticas educacionais de cunho neoliberal. Como consequência desse fato, negligencia-se o currículo escolar e prevalecem as distorções em sua efetivação nas práticas educativas.

Biografía del autor/a

Vilma Helena Malaquias, "Universidade Federal da Paraiba

Professora da Educação Básica, na Secretaria Municipal de Educação. Especialiste em Psicopedagogia. E Mestre em Educação pela UFPB.

Ana Claudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós Graduação em Educação

Pedagoga e professora doutora do Programa de Pós Graduação em Esucação, (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2023-11-20

Cómo citar

MALAQUIAS, Vilma Helena; RODRIGUES, Ana Claudia Silva. A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: UM CONTRIBUTO PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NA PARAÍBA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 378–399, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.72000. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72000. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS