SAÚDE DA MULHER NO INSTAGRAM E LETRAMENTO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70986Palabras clave:
Redes sociais digitais, Saúde da mulher, Letramento digitalResumen
O texto apresenta a análise inicial de posts publicados no Instagram, que tratam dos temas mais diversos relacionados à saúde da mulher, entre os quais se destacam: anatomia do corpo feminino; menstruação; desmistificação do prazer/orgasmo; aceitação e empoderamento de seus corpos. Neste que é o primeiro olhar sobre esses dados, nota-se que os assuntos se autorreferenciam e se complementam. A quantidade de materiais a respeito do tema é grande, porém ínfima se comparada aos posts e perfis que objetificam o corpo da mulher pornograficamente. Trata-se de um tema importante para a educação sexual de jovens e crianças, antes realizada pelas revistas tens e atualmente viabilizada nas redes digitais, através de imagens/vídeos, memes e lives, acessados também por mulheres adultas. Por isso, é relevante analisarmos essa “autoeducação” pelas redes, apontando para a importância do letramento digital no acesso a informações sobre assuntos que dizem respeito ao bem-estar e à saúde das mulheres.Citas
BUCCI, Eugênio. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 2. ed. Brasília: Letras Livres, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
WEBER, A.; SANTOS, E.; CRUZ, M. M. Letramentos e alfabetizações na cibercultura: crianças e jovens em rede, desafios para educação. Leitura: Teoria e Prática, v. 32, n. 62, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional