A IDENTIDADE E A DIFERENÇA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM AS CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70800Palabras clave:
Identidade, diferença, pedagogia.Resumen
A presente resenha surge pela necessidade de refletir sobre a questão de cultura e identidade no contexto escolar, numa altura em que o campo da identidade, diferença e estudos culturais tem mostrado disputas de forcas antagónicas, de um lado, as hegemónicas e, de outro as étnicas. Longe de ser uma questão fechada Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Kathryn Woodward na escrita do livro "Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais" convocam-nos a mergulhar na visão pós-estruturalista a fim de compreender que a identidade não é fixa, ela desloca e não é localizável e, que a globalização cria o hibridismo e o entre-lugar para novos alojamentos das identidades no cenário global. O texto aponta para a compreensão das identidades num cenário de fluidos automáticos que caracterizam a cultura no contexto da globalização, quebrando a visão essencialista, dando lugar a nova concepção: a diferença e hibridismo cultural.
Citas
BHABHA, Homi. O terceiro espaço (entrevista conduzida por Jonathan Rutherford). Revista do Património Histórico e Artístico Nacional, 24, p. 35-41, 1996.
DA SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart & WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petropolis: Editora Vozes, 2019.
FOUCAULT, Michael. The Care of the Self. Harmondsworth: Penguin, 1988.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pos-modernidade. [trad. Tomaz Tadeu da Siva & Guacira Lopes Louro]. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.
LACLAU, Ernesto. New Reflections on the Revolution of our Time. Londres: verso, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Florentino Maria Lourenço
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional