A inspiração nos encontrou trabalhando: narrativas sobre a formação docente para o ensino de arte nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.70530Palabras clave:
Formação inicial, Pedagogia, Práticas de ensino., Pesquisa Narrativa, ArteResumen
A preparação de professores e professoras para o ensino de Arte nos Anos Iniciais ainda é fragilizada. Refletir sobre esta formação possibilita aos futuros professores/as ressignificar esta jornada educativa, ao mesmo tempo que se projeta que uma nova maneira de ensinar Arte é possível e necessária. Há um aumento da utilização da narrativa, tanto como método de pesquisa quanto como oportunidade formativa, principalmente no campo da formação de professores/as. Este artigo tem por objetivo analisar as narrativas produzidas por estudantes de Pedagogia de uma universidade pública federal do estado de Alagoas sobre suas experiências na disciplina Saberes e Metodologias para o Ensino de Arte. Foi utilizada a metodologia da Pesquisa Narrativa e como aporte teórico autores como Benjamin (1994), Oliveira (2017), Ventura (2020), Barbosa (2012), Ferraz e Fussari (2010), Iavelberg (2003), dentre outros. Como resultado, observou-se que o ato de narrar, tendo como foco a autoavaliação, constitui oportunidade de aprendizado.
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