Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.65282

Palabras clave:

modernismo, Mário de Andrade, educação, capitalismo, decolonidade

Resumen

Tendo como motes o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o movimento de “giro decolonial”, o ensaio se inspira em Macunaíma, rapsódia do modernista Mário de Andrade. De Macunaíma, texto e personagem chispam intuições para o desafiante compromisso de pensar o Brasil contemporâneo e a escola brasileira. Especificamente, desejamos destacar as potências que acompanham a trajetória do herói: a ausência de caráter, a preguiça e a aversão capitalista. Daí propormos uma Pedagogia macunaímica que se configura contrária aos rumos que o capitalismo vai impondo à escola e à sociedade. Sabemos que, sem mexer na estrutura do modelo econômico capitalista e no modo como o capital rentista se reproduz, não haverá verdadeira mudança e desenvolvimento econômico com equidade e inclusão de todos. Pois, não nos parece bom e honesto atrelar a escola a um projeto injusto e desumano, que gera riqueza para poucos e miséria e infelicidade para a maioria. O que nos resta fazer? Rejeitemo-lo! Contra a escola ocidental capitalista, que transforma o direito à educação em serviço a ser negociado, a pedagogia macunaímica é um salutar antídoto.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Conde Sangenis, UERJ

Doutor em Educação pela UFF, Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), Coordenador do Programa da Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ), Coordenador do Grupo de Pesquisa SERAPHICUS.

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Publicado

2022-02-11

Cómo citar

SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Pedagogia macunaímica: inspirações modernistas para pensar a escola e o Brasil contemporâneo. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 14–33, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.65282. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65282. Acesso em: 13 may. 2024.