Cenas escolares entre a negação da diferença e a disciplinarização dos corpos: uma análise foucaultiana das relações escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.63443Palabras clave:
disciplinarização dos corpos, diferenças, conflitos, escolaResumen
O conflito, a diferença e a disciplinarização dos corpos são temas deste artigo. Percorremos, seguindo uma inspiração foucaultiana, duas cenas escolares que retratam situações de conflitos no espaço escolar. Nossas cenas foram coletadas em duas escolas públicas situadas na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Na primeira cena, analisamos a reação e a fala da equipe de gestão da escola ao receberem uma proposta de pesquisa. E, na segunda, interpretamos uma situação de conflito que tem como protagonistas principais um aluno identificado como homossexual, e um inspetor. Com essas cenas, nos propomos a pensar as relações e as produções de subjetividades no espaço escolar, a partir do referencial foucaultiano.
Citas
ANDRADE, Marcelo. Conversa com o educador Marcelo Andrade. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), v. 5, n. 19, p. 2-10, 2016.
__________; CÂMARA, Luiz. Diferenças silenciadas e diálogos possíveis: a pesquisa em educação como superação de silenciamentos. In: ANDRADE, Marcelo (org). Diferenças silenciadas: pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.
ARIÈS, Phillipe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. Jan/Fev/Mar/Abr, n.19, 2002.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias sexualidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
__________. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autência Editora, 2015.
CANDAU, Vera. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.
COSTA, Jurandir Freire. A devoração da esperança no próximo. Folha de S. Paulo. Caderno Mais!, p.8, 1998.
CUNHA, Marcela. B.; COSTA, Márcio. O clima escolar de escolas de alto e baixo prestigio. In: Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 32., Anais... 2009, Caxambu-MG. Sociedade, cultura e educação: novas regulações, 2009.
FERRARI, Anderson. Silêncio e silenciamentos: em torno das homossexualidades masculinas. In: Silêncios e Educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
____________; MARQUES, Luciana. Silêncios e Educação. In: Silêncios e Educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2013.
____________. Ditos & Escritos V: Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
____________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: RJ, Vozes, 2014b.
JUNQUEIRA, Rogério. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013.
LAZZARTO, Maurizio. Biopolítica/bioeconomia. In: PASSOS, Izabel. Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: autêntica Editora, 2013.
LONGO, Monique Marques. “É bem raro encontrar alunos violentos entre aqueles que acham sentido e prazer na escola”: a violência escolar entre discursos e conceitos. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 17 - n. 4 - Itajaí, out-dez 2017.
VARELA, Júlia e ALVAREZ-URIA, Fernando. Arqueologia de la escuela. Madrid. Espanha: Ediciones La Piqueta, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional