(DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS APRENDERESFAZERES PRODUZIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.58315Palabras clave:
Formação de Professores. Formação Inventiva. Educação Infantil. Infâncias.Resumen
O presente texto tem como objetivo compreender como as professoras de Educação Infantil experienciam, inventam e tecem seus aprenderesfazeres nos cotidianos escolares, em meio às suas relações com os quadros normativos de formação continuada. Neste artigo problematizamos a discussão sobre formação de professores à luz da perspectiva de formação inventiva, sendo este, um fragmento de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada no interior de Pernambuco, com 25 professoras participantes. Assim, a pesquisa foi construída a partir de um olhar e de um exercício investigativo cartográfico, que se constitui no acompanhamento dos aprenderesfazeres de docentes e de suas invenções, tecidas em movimentos de formação continuada em uma escola de Educação Infantil. Trazemos nesse fragmento cenas, falas e elogios construídos pelas docentes durante o processo de pesquisa, potencializando as práticas docentes e suas infâncias através da formação inventiva.
Citas
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012
________, R. O. Formação inventiva de professores e políticas de cognição. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 164-174, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica Acesso em: 27 de maio 2017
BARROS, Manoel de . Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
________, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: objetiva, 2015
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Caderno Mais. Jornal Folha de São Paulo. 27 Jun 1999, p. 4-5.
______________. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. IV. São Paulo: Editora 34, 1997
_______________________________, O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: 34. ed., 2004.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha - Porto Alegre: Artmed, 2010.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
_______, Walter Omar. Infância: entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que atividade. A criança em foco. https://moodle.ufsc.br/mod/url/view.php?id=497666 Acesso em 14/07/2016
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; LILIANA, E. Pistas do método da cartografia: pesquisa, intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.
SKLIAR, Carlos, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional