OS ESTRANHAMENTOS E OS DESAFIOS DE REALIZAR UMA PESQUISA COM CRIANÇAS – ITINERÂNCIAS METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55387Palabras clave:
Pesquisa, infância, instituiçõesResumen
Compartilho neste texto um pouco da minha história e os caminhos percorridos na constituição de uma pesquisadora movida pelo desejo de investigar o que as crianças contavam sobre suas vivências em uma casa de abrigo, na tentativa de perceber como suas identidades iam sendo marcadas por essas vivências institucionalizadas. Ouvir as crianças, compreender suas manifestações e linguagens, não foram ações fáceis de realizar, pois em muitos momentos o adulto que habita em mim, não era capaz de compreender alguns gestos, manifestações e denúncias que eram feitas sem palavras. Hoje, compreendo que os caminhos que fui construindo para realizar uma pesquisa com crianças, orientaram meu fazer docente e meu fazer enquanto gestora escolar, os movimentos de escuta sensível, empatia e a busca inicial por compreender esse outro criança, adulto, estudante, professor, família foram me ensinando a ser educadora, professora, pedagoga, pesquisadora.Citas
BARBIER, René. A escuta sensível em educação. IN: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Paulo: EdUFSCar, 1998.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos. Editora S & A, 1989.
KOLODY, Helena. Sinfonia da vida. Pólo editora, Paraná, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional