O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833Palabras clave:
Autoria de Pensamento, Coletivos Parentais, CriatividadeResumen
O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa maior realizada em dois coletivos parentais que atuam no Estado do Rio de Janeiro, com uma proposta de educação que desenvolve a autonomia de seus participantes. Para a discussão teórica, Fernández (2001) é apresentada sobre autoria de pensamento. Nestes espaços, o livre brincar é a base do processo de aprender, e é a partir dele que os sujeitos dão voz às suas autorias. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, a construção metodológica se baseou no tipo etnográfico adaptado à educação (ANDRÉ, 2009). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados apontaram para a importância de um ambiente lúdico na educação e o quanto este colabora para a formação de sujeitos desejantes.
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CHAMUSCA, C. M. C. Um Estudo Sobre os Coletivos Parentais do Rio de Janeiro. 2019. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
FERNANDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
GOHN, M. G. Educação Não-Formal e o Papel do Educador (a) Social. In: Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 28-43, junho 2009. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1. Acesso em: 10 de agosto de 2020.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1975
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional