O SABER DO DESEJO PRATICADO NOS COLETIVOS PARENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54833Keywords:
Autoria de Pensamento, Coletivos Parentais, CriatividadeAbstract
O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa maior realizada em dois coletivos parentais que atuam no Estado do Rio de Janeiro, com uma proposta de educação que desenvolve a autonomia de seus participantes. Para a discussão teórica, Fernández (2001) é apresentada sobre autoria de pensamento. Nestes espaços, o livre brincar é a base do processo de aprender, e é a partir dele que os sujeitos dão voz às suas autorias. Sendo a pesquisa de cunho qualitativo, a construção metodológica se baseou no tipo etnográfico adaptado à educação (ANDRÉ, 2009). Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados apontaram para a importância de um ambiente lúdico na educação e o quanto este colabora para a formação de sujeitos desejantes.
References
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CHAMUSCA, C. M. C. Um Estudo Sobre os Coletivos Parentais do Rio de Janeiro. 2019. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
FERNANDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
GOHN, M. G. Educação Não-Formal e o Papel do Educador (a) Social. In: Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 28-43, junho 2009. Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1. Acesso em: 10 de agosto de 2020.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1975
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License