Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54595

Palabras clave:

Educação, contos literários, Foucault, sexualidade.

Resumen

Este artigo objetiva compreender sobre o conceito de sexualidade em Foucault a fim de identificar suas relações com o conto literário de Chapeuzinho Vermelho. O estudo se justifica pela necessidade do ensino do conceito de sexualidade em relação ao processo de como os corpos são normalizados na escola a partir da educação para infância, seja pela identificação e reprodução da repressão sexual e ou por intermédio de contos literários pré-estabelecidos. A metodologia é de cunho teórico em torno do referencial foucaultiano e, de autores que dialogam com a temática sobre a sexualidade e, ainda análise do conto literário infantil. Este texto é um recorte da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da participação no Projeto de Pesquisa intitulado “Semiformação e educação no contexto da sociedade danificada” da respectiva universidade. Os resultados direcionam para a necessidade de uma melhor compreensão dos contos literários utilizados nas instituições educativas voltadas à infância, em específico o de Chapeuzinho Vermelho, no sentido de propiciar estratégias de ensino mobilizadoras para o desenvolvimento do pensar e agir crítico à luz da construção de subjetividades operantes e, ainda, ampliar o olhar e discussão acerca da diversidade sexual a partir do direito e da vontade de ser e saber nos espaços escolares.

Biografía del autor/a

Ravelli Henrique de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. 

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora da Comissão de Pesquisa do Depto de Educação da UEL. Líder do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da UEL 

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente adjunta da Universidade Estadual de Maringá no programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2020-09-23

Cómo citar

SOUZA, Ravelli Henrique de; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; CALSA, Geiva Carolina. Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1058–1075, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54595. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54595. Acesso em: 13 may. 2024.