A maneira de fazer história de Michel Foucault: Dialogando com A história da sexualidade 1
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54581Palabras clave:
Foucault, genealogia, históriaResumen
O presente artigo analisa a maneira de fazer história proposta por Michel Foucault, em especial a sua discussão sobre a genealogia como método histórico. Buscamos entender a crítica que o autor faz sobre a história teológica e teleológica, em que alguns historiadores demonstram a necessidade de buscar as origens dos acontecimentos e as descrevem de maneira linear. A nossa preocupação é entender os dispositivos utilizados por Foucault para construir a sua História da sexualidade. Para efeitos deste artigo, nos dedicaremos exclusivamente ao volume 1, cujo subtítulo é: a vontade de saber. Em tal livro, Foucault (1988) defende a tese de que o discurso, produzido na modernidade, sobre sexo, ao invés de reprimi-lo, acabou estimulando que se estabelecesse um valor mercantil para o sexo. Para isso, construímos este texto demonstrando a proposta foucaultiana de história em relação à origem das coisas, tendo como objeto a crítica à história universal. Como conclusão, discutimos a questão do poder tendo como foco a história da sexualidade.
Citas
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.
FOUCAULT, Michel. O que é o Iluminismo? Paris: Collège de France, 1983. Curso transcrito por Katharina Von Bülow.
FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
GONDRA, José Gonçalves (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Za har, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional