CEASM, A ESCOLA COM PARTIDO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52452Palabras clave:
Favela, CEASM, Educação não formal, Militância, MaréResumen
RESUMO:Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento com pesquisadores da Maré, no Rio de Janeiro, sobre educação em espaço não formal. O nome desse grupo é NEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré e trata dos problemas nas Favelas e como a Ong. CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, vem há 23 anos atuando na formação de novos quadros de militantes de causas sociais e como eles lutam pela garantia de direitos e, no atual momento, para o combate a pandemia da COVID-19. Essa instituição tem dentre seus egressos mais conhecidos a Vereadora assassinada em 2018, Marielle Franco e a atual Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata Sousa.
Citas
REFERÊNCIAS
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983a.
_______. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983b.
_______. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
_______. 1994. O Poder Simbólico. Lisboa, Difel.
_______. O novo capital. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997. _______. Classificação, desclassificação, reclassificação. NOGUEIRA M.A. & CATANI, A. (org.) Escritos de Educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.
CASTRO, Maria Helena Guimarães. Declaração do Brasil para a Cúpula Mundial da Educação de Dakar. Disponível em: www.inep.gov.br Acessado em 22 de maio de 2002.
CENSO DEMOGRÁFICO 1990. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 1992.
CENSO DEMOGRÁFICO 2000. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs). Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Campinas, SP: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação – Educação & Sociedade, 2002.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional