CEASM, A ESCOLA COM PARTIDO.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52452Keywords:
Favela, CEASM, Educação não formal, Militância, MaréAbstract
RESUMO:Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento com pesquisadores da Maré, no Rio de Janeiro, sobre educação em espaço não formal. O nome desse grupo é NEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré e trata dos problemas nas Favelas e como a Ong. CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, vem há 23 anos atuando na formação de novos quadros de militantes de causas sociais e como eles lutam pela garantia de direitos e, no atual momento, para o combate a pandemia da COVID-19. Essa instituição tem dentre seus egressos mais conhecidos a Vereadora assassinada em 2018, Marielle Franco e a atual Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata Sousa.
References
REFERÊNCIAS
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983a.
_______. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983b.
_______. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
_______. 1994. O Poder Simbólico. Lisboa, Difel.
_______. O novo capital. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997. _______. Classificação, desclassificação, reclassificação. NOGUEIRA M.A. & CATANI, A. (org.) Escritos de Educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.
CASTRO, Maria Helena Guimarães. Declaração do Brasil para a Cúpula Mundial da Educação de Dakar. Disponível em: www.inep.gov.br Acessado em 22 de maio de 2002.
CENSO DEMOGRÁFICO 1990. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 1992.
CENSO DEMOGRÁFICO 2000. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs). Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Campinas, SP: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação – Educação & Sociedade, 2002.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License