Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52348Palabras clave:
pandemia, Educação Básica, professores, crise sanitáriaResumen
Uma crise sanitária global tem colapsado sistemas de saúde, perspectivas econômicas e políticas. Dentre as tramas deste cenário, o objetivo deste artigo é discutir com e a partir de relatos de professoras e professores da educação básica sobre o que é dar aula em tempos de pandemia. Para tal discussão, o texto está organizado em cinco partes: na primeira serão apresentados alguns apontamentos teóricos que nos ajudarão a compreender o cenário atual de incertezas e crise, na seção seguinte iremos apresentar quem são as professoras e o professor que fazem parte da nossa investigação. Os dois itens seguintes apresentam as falas dos/as docentes e suas problematizações. Terminamos o texto trazendo algumas questões, levantando hipóteses, procurando fomentar reflexões.Citas
CANÁRIO, Ruy. A escola das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos 12(2):73-81, maio/agosto 2008
CANDAU, Vera Maria. O/A Educador/a como agente cultural. In: LOPES, Alice R. C.; MACEDO, Elizabeth, F.; ALVES, Maria Palmira C (Orgs). Cultura e política de currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.37-51.
CANDAU, Vera Maria.; KOFF, Adélia Maria N.S. A Didática hoje: reinventando caminhos. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.40, n.2, abr/jun 2015, p.329-348.
COSTA, Marisa Vorraber Sobre a “conveniência” da escola, Revista Brasileira de Educação, v.14, n.42, set/dez 2009
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MENDONÇA, Ana Waleska P.C. O educador: intelectual ou burocrata? Uma perspectiva histórica. In: CANDAU, Vera Maria (Org). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p.11-29.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. 11-30.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia P. Quando o sociólogo que saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.5, Mai/Jun/Jul/Ago, 1997. p.222-23.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional