Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52348Keywords:
pandemia, Educação Básica, professores, crise sanitáriaAbstract
Uma crise sanitária global tem colapsado sistemas de saúde, perspectivas econômicas e políticas. Dentre as tramas deste cenário, o objetivo deste artigo é discutir com e a partir de relatos de professoras e professores da educação básica sobre o que é dar aula em tempos de pandemia. Para tal discussão, o texto está organizado em cinco partes: na primeira serão apresentados alguns apontamentos teóricos que nos ajudarão a compreender o cenário atual de incertezas e crise, na seção seguinte iremos apresentar quem são as professoras e o professor que fazem parte da nossa investigação. Os dois itens seguintes apresentam as falas dos/as docentes e suas problematizações. Terminamos o texto trazendo algumas questões, levantando hipóteses, procurando fomentar reflexões.References
CANÁRIO, Ruy. A escola das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos 12(2):73-81, maio/agosto 2008
CANDAU, Vera Maria. O/A Educador/a como agente cultural. In: LOPES, Alice R. C.; MACEDO, Elizabeth, F.; ALVES, Maria Palmira C (Orgs). Cultura e política de currículo. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p.37-51.
CANDAU, Vera Maria.; KOFF, Adélia Maria N.S. A Didática hoje: reinventando caminhos. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.40, n.2, abr/jun 2015, p.329-348.
COSTA, Marisa Vorraber Sobre a “conveniência” da escola, Revista Brasileira de Educação, v.14, n.42, set/dez 2009
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MENDONÇA, Ana Waleska P.C. O educador: intelectual ou burocrata? Uma perspectiva histórica. In: CANDAU, Vera Maria (Org). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. p.11-29.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007. 11-30.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia P. Quando o sociólogo que saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n.5, Mai/Jun/Jul/Ago, 1997. p.222-23.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License