O DISCURSO XENÓFOBO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL: DESDOBRAMENTOS ANALÍTICOS, OLHARES EDUCACIONAIS E INTERFACES POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51694Palabras clave:
geopolítica, discurso, xenofobia, fake newsResumen
Diante de uma reconfiguração patente de antigos paradigmas comunicacionais, marcadamente reajustados na clave das redes sociais, a política ganha novas facetas e novos contornos. No âmbito da geopolítica, tais dimensões colocam desafios analíticos, sobretudo, das fake news contemporâneas e de uma xenofobia que ganha força e gera danos colaterais à diplomacia nacional. A presente investigação, nesta medida, tem como objetivo discutir tal conjunção de fenômenos e refletir sobre o papel da educação em um cenário cada vez mais complexo, linguística e politicamente. Metodologicamente, optou-se pelo cotejo de peças das principais redes sociais nas quais uma interseção entre geopolítica e discurso gerassem frutos analíticos, de modo a exemplificar a tese de que, cada vez mais, a educação se coloca em um papel essencial para a formação de sujeitos cada vez mais humanos.
Citas
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRABANT, J. M. Crise da Geografia, Crise da Escola. In VESENTINI, José William. Para onde vai o ensino de geografia? 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2006.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The Way We Think. New York: Basic Books, 2002.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
_____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011, 50ª edição.
SANTOS, C. Série: Assistente Social no combate ao preconceito. Caderno 5, Brasília (DF), 2016. CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade: mundo nas séries iniciais. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2008.
WANMING, Yang (WanmingYang). 18 mar. 2020, 21:55. Tweet. Disponível em:<https://twitter.com/WanmingYang/status/1240441812105519109>. Acesso em: 4 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional